Patrocinado pelaEquinox Gold, projeto esportivo busca aumentar a disciplina, reduzir a ociosidade e fomentar a cidadania de jovens entre 10 e 14 anos
Iniciado no mês passado nos municípios de Barrocas e Teofilândia, o projeto Estudar na Bahia com Tênis de Mesa tem transformado a vida de dezenas de crianças e jovens. Desenvolvido pelo Clube de Tenistas da Bahia (CTB) e patrocinado pela Equinox Gold, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, os participantes recebem, além de aulas esportivas, atividades transversais com o intuito de fomentar a cidadania e apoiar as ações pedagógicas, melhorando a qualidade do aprendizado dos alunos das escolas participantes, que podem ser tanto públicas quanto privadas. As 80 vagas oferecidas para alunos de 10 a 14 anos de cada um dos municípios foram preenchidas quase na sua totalidade. Em Barrocas foram inscritos 83 alunos e em Teofilândia, 78.
De acordo com o coordenador do projeto e presidente do CTB, Paulo Santos Carneiro, o objetivo é oferecer aos jovens uma atividade esportiva que vise a melhora da pedagogia, da disciplina e da saúde, além de reduzir a ociosidade e combater o uso de drogas nas escolas. Segundo ele, o balanço desse primeiro mês é bastante positivo. “Até o momento a participação tem sido superior a 80% e neste mês de maio vamos promover um aberto de tênis de mesa para motivar os alunos que estão comparecendo às aulas”, informa.
Segundo ele, os eventos de lançamento do projeto nos dois municípios tiveram bastante êxito, com grande participação dos alunos, comunidade e secretários municipais. O Tênis de Mesa na Bahia, por sinal, conta com o apoio de ambos os municípios por meio de suas secretarias de Educação. As prefeituras cedem o uso dos espaços esportivos e realizam as inscrições dos alunos no projeto, garantindo assim a participação e envolvimento dos jovens nas atividades esportivas e educacionais propostas.
O tênis de mesa é um esporte que exige muita habilidade e rapidez. É jogado com uma bola leve e pequena, em uma mesa dividida ao meio por uma rede. É um esporte que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, e oferece muitos benefícios para a saúde, incluindo melhoria na coordenação motora, desenvolvimento do raciocínio estratégico, e aumento da resistência física.
“Os benefícios da prática de atividades físicas são amplamente conhecidos e vão desde a melhoria da saúde até a redução da obesidade. A prática de esportes traz vários benefícios para o corpo e para a mente e, quando se trata de crianças em idade escolar, os benefícios são ainda mais motivadores para o desenvolvimento físico e cognitivo, além de ajudar na formação de hábitos saudáveis”, afirma Paulo. O projeto, segundo ele, pode ser um importante aliado na melhoria da qualidade de vida e do ensino dos alunos de Barrocas e Teofilândia. “A prática de atividades físicas e esportivas contribui para a formação de cidadãos mais saudáveis, disciplinados e conscientes, capazes de lidar com os desafios da vida de maneira mais equilibrada e positiva”, complementa.